-->

quinta-feira, outubro 04, 2012

Passagem ir-real





Não sei ao certo como foi,
Mas encontrei uma passagem.
Talvez nesse novo mundo,
Habitava o herói
Que protegia aquela paisagem.
(Era um cavaleiro. Não ilustre
Por feitos guerreiros,
Porque a glória
Nunca seria seu objetivo.
Nem era dos primeiros
A derrubar seu opositor,
Por não sentir, por ninguém, rancor.

Esse jovem cavaleiro,
De modo nenhum era ambicioso.
Da mesma forma astucioso.
Era cavaleiro, sem realmente o ser,
Ou disso saber.
A força dele não se via,
Como poeta eu a sentia.
Grande também não era,
Mas sozinho ao céu chegava.)

(A passagem que atravessei,
Na paisagem
Onde estava o cavaleiro
Olhei ao meu redor:
- Vi flores e aves
Que cobriam o chão.
Parecendo um cobertor
Com figuras desenhadas.
Árvores cheias de frutos,
Todos eles bem corados
Pelo sol radioso,
E estávamos por eles cercados.
De todos os pontos
Da Rosa-dos-ventos,
Cada fruto reluzia.
Nesses momentos,
Pareciam os primeiros
Raios de sol.

Um rio de água cristalina
Descia pela colina,
Dividindo aquela paisagem.
O reluzir das gotas,
Faziam-me lembrar estrelas.
Lindo céu estrelado,
E eu estava mesmo ao lado
Contemplando-o e admirando-o.

Aquela erva verdejante,
Escondia em si
Todos os enigmas e segredos
De um cavaleiro viajante.
Também serviam de alimento
Aos animais que se encontravam
Em paz naquela paisagem.
Com merecimento
Tentava não perturbá-los
Enquanto apreciava aquele lugar.
O rio tinha peixes
De todas as cores e tamanhos.
Aqueles banhos
Eram dados com gosto,
Porque nadavam sem barreiras).

Depois de descreve o que vi,
Sem receios decidi
Ir ter com o cavaleiro.
Foi aí que descobri
Que eleera o guardião
Dessa linda paisagem.
(Perguntei-lhe, por que ele morava
Ali sozinho?
Respondeu-me que era seu refúgio.)
Aquele era o caminho
Da sua vida de criança.
Permitindo-lhe sonhar
Com a paisagem que neste mundo
Não conseguia encontrar.
Eu então percebi,
Que tinha descoberto
A passagem do real
Para o irreal.
- Estive no sonho de uma criança.
Que seja mais que um sonho
Eu tenho esperança.













Nenhum comentário: